- Áudio nas Igrejas - https://www.audionasigrejas.org -

Dirigir do Porta-Malas

Olá, vamos falar sobre algo bem comum e que, por experiência própria, sei que incomoda muita gente.

Quantas vezes você teve que operar o áudio de traz do P.A., salvo quando está na mesa de monitor?

Saí a expressão dirigir do porta-malas, pois fica complicado você ter que mixar de trás do P.A., o próprio.

  1. Quando você está bem atrás das caixas vai perceber os graves sobressaindo. Então, intuitivamente, você vai abaixar os graves, pois eles vão te incomodar.
  2. Os músicos estarão no palco pedindo tudo muito alto (como de costume) e toda a sua referência será do palco.
  3. Você sempre vai acabar em um som sem SPL e com muita reclamação de que ninguém está ouvindo a voz dos cantores, que a percussão está alta…
  4. O contato direto com os músicos facilita e acaba obrigando a um compromisso maior com os músicos e não com o público.

 

O que deve ser feito?

 

  1. Se tiver disponibilidade chegue sempre antes dos músicos para que ter noção do que é realidade e o que que é pilha dos tais.
  2. Procure que todos monitores estejam numa resposta plana, sem excessos de graves, pois há uma soma com os que vêem do P.A. Isso vai te incomodar menos na mixagem, pois as freqüências de 250 a 500Hz começam a flutuar no palco porque  às vezes tem um violão no chão com o volume aberto, ou o músico deixa o microfone no chão e você não acha o bendito, daí começa a cortar todas as freqüências nos equalizadores gráficos das vias afetando, assim, vias que não têm nada a ver com o problema causado e aí é que acontecem os maiores desastres.
  3. Tenha uma conversa com os músicos para terem paciência, pois você precisará que eles toquem um instrumental pelo menos uma vez para que você possa alinhar primeiro o P.A. Isto é muito importante para ter ganho, porque quando você inicia com os monitores vai abrir primeiro o auxiliar antes de realmente ajustar o nível de entrada (Gain).
  4. Você pode dobrar o canal da voz para fazer a equalização sem interferir no P.A. Um canal é direcionado só para o P.A., o outro só para as vias da frente como reforço, com a equalização que o músico está acostumado. Para dobrar o canal você pode sair por um direct out da console, ou um insert return, e retornar por um line in da console.
  5. Isto sendo feito, sempre dê prioridade para o P.A. e sua mixagem. Depois acerte com os músicos, pois aí é só nível de volume, timbre vai ser pouca coisa.
  6. Deixe sempre a voz por último pois pra encaixar ela é fácil, nas vias da frente tire no gráfico tudo que for abaixo de 200Hz gradativamente, de três em três decibéis.

Espero que este artigo seja de bom uso e que gostem das dicas.

 

Um abraço,

 

Gilvan Taveira
gilvantaveira@isbt.com.br