Por onde começar

Guia de Navegação

Esta seção foi criada especialmente para facilitar sua visita ao sítio Áudio nas Igrejas.

Para começar, você pode conhecer melhor o sítio lendo nossa breve apresentação e também ler a visão do áudio como ministério.

Qual o seu interesse em áudio?

Você provavelmente vai querer começar pela apostila, que está estruturada como um curso bastante simples. Aproveite a lista de e-mail “somigrejas” ou a comunidade oficial do site no Orkut para tirar suas dúvidas. Veja também as dicas, os artigos mais básicos e a seção colunas.

Se você já está em um nível avançado, poderá usufruir de alguns artigos, da seção colunas e também da seção dicas práticas (justamente por serem bastante práticas). Mas gostaríamos mesmo de encorajá-lo a colaborar com o conteúdo do site enviando artigos e outros materiais e, também, respondendo as dúvidas no fórum. Talvez você se sinta encorajado a treinar uma equipe em sua igreja, ou realizar um trabalho que atinja várias igrejas; estamos aqui para ajudá-lo!

• Sou músico (instrumentista ou vocalista).

Você que é músico, também precisa saber o básico de áudio para, não apenas se comunicar melhor com o pessoal do som, mas também tocar e cantar melhor! Uma ótima sugestão para começar é o artigo “Microfones: Amigos ou Inimigos?” e também a coluna “Sem Chiadeira”, na seção colunas.

Pastores e líderes, queremos em especial que a visão do áudio em suas igrejas seja renovada. E para isso, além de informações sobre o áudio como ministério, trazemos artigos fundamentais como o “Treinar, ou não treinar? Eis a Questão!“, sobre a importância do treinamento de sua equipe de áudio. Mas não é só isso, há também artigos que irão ajudá-lo no dia-a-dia como o “Microfones: Amigos ou Inimigos?“.

Além do menu, você pode utilizar a nuvem de tags à direita para navegar.

1. O que é necessário do mínimo de qualidade de equipamento (caixa amplificada, microfone, aparelho dvd) para pregar numa praça? Muito Obrigado

2. André ramos says:

Bom dia estou com problema te inteferensia de radio am e fm no som da minha igreja como ilimiar isso

3. Rogerio Reis says:

Caro irmão,
    Acabei de assumir a sonoplastia da minha igreja com a missão de evoluir tecnicamente o audio. Hoje temos uma modesta mesa de 12canais da ciclotron, um equalizador behringer fbq-1502 , duas potencias, 2 PAs e 2 retornos. Me indicaram adquir uma mesa da Behringer X2442 para microfonar os instrumentos. Com exceção da mesa o que devo adquirir? Conto com a sua ajuda… abraços

4. Nivaldo says:

Tenho pouca experiença em som e gostaria de uma ajuda, se possivel. Tenho 01 mesa Behringer H1832 USB, 01 potencia Audio Quality SK 4000 e 04 caixas passiva CSR 3000 250 RMS.
    Gostaria de incrementar 01 equalizador com 31 banda.
    Preciso de layout como ligar e suas sequencias. e alguma dicas para regular o o som de uma forma geral principalmente o equalizador.
    Por favor desde já agradeço e que Deus lhe abençoe. Resposta por email (nivaldosanches@uol.com.br)