This option will reset the home page of Áudio nas Igrejas restoring closed widgets and categories.

Reset Áudio nas Igrejas homepage

Exposição em São Paulo até final de Julho de 2018 — Do Toque ao Clique: a História da Música Automática

No SESC Vila Mariana, em São Paulo, está acontecendo a exposição “Do Toque ao Clique: a História da Música Automática”. Este músico amador e profissional e professor de Engenharia, tanto na Computação, como no Áudio, gostou muito!

Como músico acho que a exposição dispensa comentários, pois mostra a evolução das formas de reprodução automátrica de música, desde as pianolas, caixinhas de música (e uma caixinha interativa em tamanho gigante no centro da exposição) e realejos, até os CDs e MP3s passando por tudo o que se possa imaginar entre esses meios, incluindo fonógrafos, gramofones e vitrolas. A trilha sonora também é muito interessante, transportando o visitante no tempo em sintonia com que está sendo exibido em cada setor da exposição.

 

Como engenheiro e professor, apreciei a riqueza de informações e a organização cronológica que permite acompanhar bem a evolução tecnológica.

 

Na linha do áudio, é notória a evolução dos sistemas acústicos, mesmo antes da amplificação eletrônica e como a acústica continuou sendo essencial mesmo após o advento da eletrônica. Observar as contruções desses objetos rende boas lições de áudio e acústica.
Na linha mais computacional, e não abandonando o áudio, é possível observar a evolução das mídias, não só no material, como no formato de armazenamento da informação. É interessante notar como usamos materiais novos, com formatos inspirados em sistemas antigos, ao mesmo tempo em que a aperfeiçoamentos tecnológicos ressuscitam materiais e formatos antigos eliminando velhos problemas e atingindo novos padrões de qualidade.
Enfim, se você está em São Paulo e é profissional, ou estudante, de música, engenharia, computação, áudio, história, ou simplesmente um apreciador de uma bela exposição para enriquecer-se culturalmente, não pode perder!
Até final de julho no SESC Vila Mariana! E não esqueça o catálogo da exposição, é um verdadeiro livro maravilhoso sobre o tema.

Deixe seu Comentário