Exposição em São Paulo até final de Julho de 2018 — Do Toque ao Clique: a História da Música Automática

No SESC Vila Mariana, em São Paulo, está acontecendo a exposição “Do Toque ao Clique: a História da Música Automática”. Este músico amador e profissional e professor de Engenharia, tanto na Computação, como no Áudio, gostou muito!

Como músico acho que a exposição dispensa comentários, pois mostra a evolução das formas de reprodução automátrica de música, desde as pianolas, caixinhas de música (e uma caixinha interativa em tamanho gigante no centro da exposição) e realejos, até os CDs e MP3s passando por tudo o que se possa imaginar entre esses meios, incluindo fonógrafos, gramofones e vitrolas. A trilha sonora também é muito interessante, transportando o visitante no tempo em sintonia com que está sendo exibido em cada setor da exposição.

Como engenheiro e professor, apreciei a riqueza de informações e a organização cronológica que permite acompanhar bem a evolução tecnológica.

Na linha do áudio, é notória a evolução dos sistemas acústicos, mesmo antes da amplificação eletrônica e como a acústica continuou sendo essencial mesmo após o advento da eletrônica. Observar as contruções desses objetos rende boas lições de áudio e acústica.
Na linha mais computacional, e não abandonando o áudio, é possível observar a evolução das mídias, não só no material, como no formato de armazenamento da informação. É interessante notar como usamos materiais novos, com formatos inspirados em sistemas antigos, ao mesmo tempo em que a aperfeiçoamentos tecnológicos ressuscitam materiais e formatos antigos eliminando velhos problemas e atingindo novos padrões de qualidade.
Enfim, se você está em São Paulo e é profissional, ou estudante, de música, engenharia, computação, áudio, história, ou simplesmente um apreciador de uma bela exposição para enriquecer-se culturalmente, não pode perder!
Até final de julho no SESC Vila Mariana! E não esqueça o catálogo da exposição, é um verdadeiro livro maravilhoso sobre o tema.