This option will reset the home page of Áudio nas Igrejas restoring closed widgets and categories.

Reset Áudio nas Igrejas homepage

Equalizador — Um Bicho de Muitas Cabeças (I)

É verdade! Quantos faders (aqueles botõezinhos no painel) existem no seu equalizador? Se o seu for igual ao da maioria, deve ter uns 30 daqueles controles! E isso em um canal só! Ou seja, no total possui 60 botõezinhos. O que fazer com tanto botão!?

Bom, vamos devagar… Antes de saber o que fazer com eles, você precisa saber para que servem, concorda!? Então vamos lá…

  • Filtros e Equalizadores
  •  

    Todo EQ é composto de vários filtros eletrônicos. Os filtros eletrônicos são circuitos que deixam passar, através de si, faixas de freqüências pré-determinadas, delimitadas por freqüências especiais que chamamos freqüência de corte. Os filtros também são capazes de impor à faixa de freqüência um certo ganho ou atenuação, ou seja, pode torná-la mais ou menos intensa.

    Cada um daqueles faders, ou potenciômetros, ou controles deslizantes – você pode chamá-los como quiser – encontrados no seu EQ é um filtro sintonizado, ou ajustado, naquela freqüência que vem impressa no painel frontal do equipamento, sobre o fader.

    Ah! Antes que eu me esqueça… Esses EQs que possuem tantos controles deslizantes são chamados equalizadores gráficos. Existem outros tipos de equalizadores, como o paramétrico, sobre os quais conversaremos em outra oportunidade.

     

  • Classificação dos EQs Gráficos
  •  

    Os EQs gráficos podem ser classificados em 3 principais categorias: EQ de oitavas, de meia oitava, ou de um terço de oitava. Opa, opa, opa! Pera lá! Que negócio é esse de oitava!?

    Calma que já vou explicar, oitava é o intervalo entre duas freqüências onde a 2ª é o dobro da 1ª. Quer um exemplo? No intervalo de 100 a 200 Hz, 200 Hz é a oitava de 100 Hz. Quer outro? A freqüência do Lá fundamental é 440 Hz. Sendo assim, a oitava do Lá fundamental será outro Lá com freqüência igual a 880 Hz.

    Pra facilitar, normalmente o EQ traz impresso no painel qual é a sua classificação. Quanto mais divisões de oitava o EQ possuir, mais potenciômetros ele terá. Em geral, os EQs de oitavas têm 10 controles (ou bandas), os de meia oitava têm 18, e os de um terço de oitava têm 30.

     

  • Posições Flat e Bypass
  •  

    Como os filtros dos EQs podem incrementar ou atenuar as freqüências, a posição do controle deslizante que não exerce influência sobre o sinal é a do meio, ou seja, quando o fader está posicionado no meio de seu curso ele não introduz qualquer alteração no sinal. À esta posição de não influência chamamos posição flat. Quando você ouvir alguém dizer que o equalizador está “fletado”, ele estará dizendo que todos os controles deslizantes estarão na posição flat, ou seja, de não influência sobre o sinal.

    Outra forma de você “fletar” seu EQ é acionar uma chave, que em geral todos eles possuem, chamada bypass. A chave bypass anula toda a influência dos filtros sobre as freqüências, independentemente da posição dos faders. Isso quer dizer que o sinal de áudio sairá do seu EQ do mesmo jeitinho que entrou.

     

  • Como e Onde Conectá-lo
  •  

    Bom, isso depende um pouco do objetivo final, mas em geral, o EQ deve vir logo após a saída da mesa e antes de quaisquer tipos de processadores que você queira ligar ao seu sistema. Isso é receita de bolo? Claro que não! Minha mulher, por exemplo, nunca segue exatamente a receita de bolo… A receita diz para usar três ovos, mas ela só usa um e o bolo funciona… é assim também com o áudio. Colocar o EQ na saída da mesa é a regra mais simples, mas você pode variar de acordo com sua necessidade. Não tenha medo de tentar novas configurações para seu sistema… desde que não seja na hora do culto, claro. Ah, e lembre-se sempre de conectar a saída da mesa (OUT) na entrada do EQ (IN). Parece óbvio, mas nem tanto… Já vi muita coisa esquisita por aí…

     

  • A Equalização…
  •  

    Bom, depois de toda essa “enrolação”, cheguei onde você queria… A Equalização! Só que “enrolei” tanto que acabou o espaço… Acho que vai ficar para o próximo artigo… Grande abraço.

    David Fernandes
    Tecnólogo de Telecomunicações
    Membro da Audio Engineering Society (AES)
    audiocon.mail@uol.com.br

    Deixe seu Comentário