A Origem da Lei de Murphy

O verdadeiro Murphy

Mesmo antes de ter nome, as pessoas já conheciam a lei de Murphy. Em 1786 o poeta escocês Robert Burnes escrevia: “Os melhores planos de ratos e homens estão predispostos a malograr”.

A versão moderna tem raízes nos estudos que a Força Aérea dos EUA realizou em 1949 acerca dos efeitos da rápida desaceleração sobre pilotos. Voluntários foram presos num trenó movido a foguete e seu estado foi monitorizado enquanto o trenó era parado abruptamente. Eletrodos ligados a um arreio faziam o acompanhamento.

Certo dia, depois do que parecia ter sido experiência impecável, o arreio deixou de registrar os dados. O capitão Edward A. Murphy Jr., um dos engenheiros dos estudos, descobriu que todos os eletrodos tinham sido ligados incorretamente, o que o levou a declarar:”Se houver duas ou mais formas de fazer alguma coisa, e uma delas levar a uma catástrofe, então alguém a fará.”

Mais tarde a pesarosa observação de Murphy foi apresentada pelos engenheiros do projeto como excelente premissa de trabalhos em Engenharia de Segurança. Logo se transformou em declaração irreverente sobre a perversidade dos fatos do dia-a- dia. De maneira irônica, por perder o controle do sentido original, Murphy tornou- se a primeira vítima de sua própria lei.

1. Celso says:

kkkkkkkkkkkkk.  Interessante,,,