Socorro! O som está muito alto

Em muitas ocasiões, quando participamos de cultos nas nossas igrejas, ouvimos os irmãos dizerem o seguinte: “O som está muito alto!”. Não quero aqui discutir as razões pelas quais os níveis de intensidade sonora que adotamos em nossas reuniões... (Continue lendo)

Filtros Passivos

Apresentação de aula sobre Filtros Passivos... (Continue lendo)

As melhores da Lei de Murphy

É… Muitas leis aqui são bem reais no meio do áudio…   A. Nada é tão fácil quanto parece, nem tão difícil quanto a explicação do manual… Mas não vale usar essa lei como desculpa pra não ler o manual!!!... (Continue lendo)

A Origem da Lei de Murphy

O verdadeiro Murphy Mesmo antes de ter nome, as pessoas já conheciam a lei de Murphy. Em 1786 o poeta escocês Robert Burnes escrevia: “Os melhores planos de ratos e homens estão predispostos a malograr”. A versão moderna tem raízes... (Continue lendo)

Balanceamento de Sinais

Sobre balanceamento de sinais e amplificadores diferencias.... (Continue lendo)

Técnica para Alinhamento de PA Full-Range com Corte Passivo

Quantos de vocês já tiveram dificuldade de alinhar um P.A. porque este não tinha um corte ativo (crossover) dividindo as vias? Embora com o corte passivo se economize em amplificadores, com ele também se perde SPL e os componentes (falantes... (Continue lendo)

Dirigir do Porta-Malas

Dicas para quem passa pela situação de ter que operar um sistema de sonorização de trás do PA.... (Continue lendo)

Tags:

Equalização e Retorno – Uma Relação Saudável (IV)

Série Equalizadores e Equalização IV Equalização e monitores... (Continue lendo)

Tags:

Equalização – O Paramétrico (III)

Série Equalizadores e Equalização III Equalizadores paramétricos... (Continue lendo)

Tags:

Equalização – A Arte (II)

Série Equalizadores e Equalização II Equalização... (Continue lendo)